Hourglass Greenhouse

Esse projeto foi realizado no início de fevereiro(2024) com o intuito de praticar modelagem e renderização 3D no software Fusion360.

Por fim, inscrevi o projeto no concurso Mikser Festival 2024, e fui um dos vencedores contemplados. (https://mikser.rs/en/selected-projects-from-a-design-competition-ghost-project/).

O texto a seguir resume os princípios guiadores desse projeto, e foi o texto enviado para o concurso:

Este projeto foi uma ideia para resolver um conjunto de problemas. Primeiro, tendo em vista a epidemia de dengue que cresce no Brasil, busquei uma forma de cultivar plantas hidropônicas onde a água não seria um problema. Em segundo lugar, a maioria das pessoas nos grandes centros urbanos adoraria uma casa com mais plantas, mas normalmente não têm tempo para cuidar delas. Por fim, observando o costume comum do povo brasileiro de guardar potes de vidro de conservas de alimentos comprados em supermercados, fiquei tentado a fazer um produto que pudesse reaproveitar esse componente que muita gente já possui, de forma que o mesmo produto pudesse ser diferente dependendo do tipo de garrafa que o usuário possui. Com tudo isso em mente surgiu o projeto Hourglass Greenhouse, que é uma estufa hidropônica de mesa. Este projeto é uma forma de manter uma planta pequena e fácil de cuidar, ou seja, que não precisa regar todos os dias, que não vira um foco de dengue, é personalizável e reaproveita um material caseiro. O nome e o formato têm uma relação semântica com a função de perder menos tempo cuidando das plantas. Além disso, utilizar um material de vidro possibilita que o usuário consiga visualizar as raízes da planta, que normalmente ficam escondidas no solo, criando uma nova forma de observar essa beleza oculta existente na planta.

O projeto conta com uma peça feita por impressão 3D o qual os potes de vidro são enroscados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *